O macaco endêmico do bioma caatinga – Macaco Guigo’.

Nossa reportagem acompanhou ‘in loco’, junho de 2013, missão de campo para confirmação da existência de grupos de macacos Guigós, no município de Jeremoabo; em parte de mata semi-intocada e de influência decisiva para preservação da diversidade da bio fauna e flora das cabeceiras e nascentes do Rio Vermelho, no Alto da Tapera e da Pedra Furada, manancial natural d’água para àquela população. Ali foram visualizados um grupo com 11 indivíduos, inclusive com georreferenciamento. Já no município de Santa Brígida, o georreferenciamento dos pontos de observação e coleta de dados de pesquisa da Reserva Ambiental Saco da Arara, em terras daquela Fazenda, desenvolvida pela ONG suíça, Associação Nordesta Ecossistema.
foto: Equipe Associação  Nordesta Ecossistema – macaco guigo’Bioma Caatinga.

A evolução da espécie humana, mesmo com as observadas comprovações das Teorias Darwinianas, continua induzindo incógnitas e interrogativas para percepção do universo psicobiofísico, em tal conceito da evolução. Demais o estudo da Ordem Primatas ao Homo erectus . Tais pesquisas científicas da primatologia envolvem e oferecem dados indissociáveis da característica fundamental dos espécimes correlatos - adaptação  ao meio e a busca do domínio das suas ofertas para a sobrevida agrupada. Movem cientistas e suas produções dedicadas ao avanço da compreensão e das etapas da perpetuação do conhecimento do Homo sapiens. No campo observatório em Santa Brígida, na Bahia, as pesquisas sobre o único membro da família Pitheciineae endêmico do bioma caatinga, o Callicebus Barbarabrownae, o macaco guigó. No sítio da internet, o site www.nordesta.org registra quase uma década destes estudos, objeto do projeto Salva Guigó. A prefeitura de Santa Brígida além da parceira para o monitoramento e preservação das áreas estratégicas da Reserva Ambiental Fazenda Saco da Arara, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal adotando o macaco guigó símbolo oficial do Município de Santa Brígida-BA patrocinado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.










macaco guigo’ - Bioma Caatinga
foto: Equipe Associação  Nordesta Ecossistema  

Um comentário:

Cleane Alves disse...

É um primata com peso de 1 a 2 kg, extremamente ágil e silencioso quando em deslocamento. Realizam longos duetos comandados pelo macho, principalmente ao nascer do sol.
A espécie vive em grupos que constituem unidades familiares. Os pais compartilham o cuidado parental, sendo o filhote carregado por ambos. habita as caatingas arbóreas e matas orográficas, com altitudes que vão de 241 até 908 m. Onívoro, alimenta-se de frutos, folhas, goma de árvores, raízes, mel, pequenos anfíbios, filhote de aves, roedores e insetos. Os guigós são indicadores de matas bem conservadas no bioma Caatinga.